A primeira parte da reforma é sem sombra de dúvidas a contratação de um bom arquiteto. Ele fará as medidas do imóvel com precisão e estudará os espaços a serem aproveitados, sugerindo mudanças na planta que mudarão o contexto inicial existente.

Nessas reformas, os arquitetos geralmente utilizam programas como o Sketchup que são muito úteis na visualização tridimensional da reforma. Assim, é possível que o cliente faça uma projeção de como ficará seu imóvel após o fim dos trabalhos.

Com a apresentação do primeiro projeto, o proprietário deverá estudá-lo e amadurecer as propostas feitas pelo arquiteto. Nesse momento, ideias surgem, pois as reformas são realizadas para o jeito de viver de cada um. Logo, é natural que ajustes sejam realizados no projeto original apresentado pelo arquiteto.

No caso do apto da SQN 416, a proposta original foi reformulada 5 vezes até que a família encontrasse um ponto pacífico entre as propostas sugeridas pelo arquiteto, as propostas da matriarca e o possível a ser executado, consideradas as limitações da área de 62m2 inerente ao um apartamento de 2 quartos com dependência completa de empregados, 1 banheiro, cozinha e área de serviço. Questões como vigas, canos de água e esgoto do prédio, pontos de ar-condicionado, além de troca dos pontos elétricos também tinham que ser consideradas nas ideias a serem sugeridas.

Havia ainda a questão das portas de entrada. Esse imóvel possui 2 entradas, uma ao lado da outra. A primeira dá acesso à cozinha e a segunda à sala, porém as distâncias são mínimas. Logo, decidimos colocar a geladeira na porta que dava acesso à cozinha visando aumentar o espaço. No entanto, tal modificação não agradou a proprietária que fazia questão de 2 portas. Essa parte da reforma valorizou muito os reais pagos ao arquiteto que teve que usar de todo seu poder de argumentação para convencer minha mãe de que a perda da porta da cozinha geraria melhorias de espaço que compensariam aquele pequeno transtorno.

Assim, ficou decidido que a cozinha seria quadrada e que haveria um balcão no lugar da antiga parede que dividia a cozinha da sala. A área de serviço ficou ao lado da cozinha, local onde foi construída outra bancada com um bom tanque acoplado, o qual serviria de apoio à cozinha em dias de festa. Como o apartamento possui cobogós na área de serviço e janelas na cozinha, a ventilação ficou livre, fato que aumentou o conforto térmico do apartamento após o fim da obra.

Outro aspecto a ser ressaltado foi a transformação da dependência de empregados em um closet. Essa ideia partiu diretamente da matriarca a qual foi elogiada pelo arquiteto que reformulou sua proposta inicial, tendo em vista a brilhante proposta apresentada.

Banheiros… Como foi difícil planejá-los e reformulá-los. Os encanamentos originais do prédio tornam muito difícil a tarefa de reformar banheiros. Como o apartamento era de 1º andar, não seria necessário incomodar o vizinho de baixo. Logo, durante os trabalhos houve pequenas avarias no gesso do pilotis do bloco, o qual foi reparado após o final da obra. Assim, previu-se que o banheiro social do apartamento se transformaria na suíte e o pequeno banheiro de empregada seria aumentado para se tornar o banheiro principal. No mais, seriam abertas janelas para que houvesse ventilação nesses locais de banho.

Os quartos principais não sofreriam muitas mudanças, tendo apenas sido previstos mais pontos elétricos, de TV e Internet, além de suportes para engate de uma rede de dormir. Detalhes em madeiras também foram previstos para as cabeceiras das camas, além de prateleiras.

A sala foi projetada retirando-se a parede que a dividia com a cozinha. A colocação do balcão aumentou a sensação de espaço, especialmente pela conjugação com a mesa de jantar. A parte elétrica também seria reformulada, tendo sido prevista uma central de internet na sala a qual foi utilizada para distribuir os cabos de rede RJ 45 para os demais cômodos por meio de um Rubi.

Portanto, todo planejamento foi supervisionado por um arquiteto e debatido com os membros da família, com a palavra final da proprietária que contribuiu com ideias que valorizaram substancialmente o projeto original proposto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *